Dieta Low Carb: o que é e seus benefícios
- Geovanna Figueiredo

- 3 de fev. de 2017
- 4 min de leitura
StartFragment
Olá babes, olha eu aqui de novo rs
Tenho que retornar ao blog e ao peso que tinha antes da gravidez né gente?!
Como não posso fazer dietas malucas, restritas ou radicais, pois ainda amamento, tenho pesquisado bastante um estilo de vida saudável e que ao mesmo tempo me ajude a perder os kilitos extras.
Me deparei então com a tal Dieta Low Carb e estou achando ela muito interessante, além de poder comer várias coisas que eu gosto promete um emagrecimento sem a pessoa passar fome! Mas como é isso Geovanna? Bem vou mostrar para vocês pequenos enxertos de um artigo que encontrei e achei super interessante e o melhor de tudo tem vários estudos e exemplos da vida real.

Para começar diz-se que uma dieta é Low Carb quando a ingestão de carboidratos fica abaixo de 130 gramas por dia e acima de 50 gramas (já que abaixo de 50 gramas é dieta cetogênica). Isso quando se fala em quantidade (não porcentagem) de carboidrato. Em uma dieta convencional, a ingestão de carboidratos deve ficar entre 45-55% do total de nutrientes ingeridos no dia. Ou seja, você come um volume calórico total por dia e ele se distribui entre 3 macronutrientes: Carboidratos, Proteínas e Gorduras. O preconizado pelas sociedades médicas e de nutrição é que essa ingestão fique acima de 45% e abaixo de 60%. O restante se distribui entre proteínas e gorduras. Já na dieta low carb a ingestão diária de carboidratos permanece abaixo de 30% do total de calorias ingeridas.
segundo o site "desde 2004, foram publicadas mais de 20 pesquisas que demonstraram a eficácia do corte de carboidratos na alimentação para emagrecer de vez (sem precisar contar calorias) e para a melhora geral da saúde. Cada vez mais essas pesquisas comprovam que as dietas low carb (LC) emagrecem mais que dietas low-fat (pouca gordura e mais ricas em carboidratos) e melhoram índices de glicose, colesterol, triglicérides e outros marcadores de saúde porque Apesar do alto consumo de gordura, as dietas LC (inclusive a dieta cetogênica e a dieta Atkins) não aumentam o colesterol LDL (o colesterol “ruim”) de modo geral, embora isso possa acontecer com uma minoria."
Então Geovanna, por que o Low Carb Funciona?
O principal motivo para as dietas Low Carb serem tão eficientes limita-se ao fato de Ao reduzir o consumo de carboidratos e ingerir mais proteína e gordura, as pessoas sentem maior saciedade e automaticamente acabam consumindo menos calorias, sem precisar pensar em se controlar
E os benefícios dessa dieta?
1. Dietas LC Saciam Mais
"A fome é o maior inimigo de qualquer dieta e a principal causa de abandono delas. Uma das grandes vantagens das dietas low-carb é a redução automática do apetite. As pesquisas mostram constantemente que as pessoas acabam ingerindo menos calorias quando cortam os carboidratos e comem mais proteína e gordura."
2. Dietas LC Emagrecem Mais
Cortar carboidratos da alimentação é uma das formas mais simples e eficazes de emagrecer. Diversas pesquisas mostram que pessoas em dietas low-carb perdem mais peso e emagrecem mais rápido do que em dietas low-fat, até mesmo quando há restrição de calorias nas dietas low-fat.
3. Baixa o Nível de Triglicerídeos do Sangue
Triglicerídeos são móléculas de gordura, e o nível deles no sangue é um forte indicador de risco de doenças cardíacas. Pode parecer estranho, mas o principal causador dos altos níveis de triglicerídeos é o consumo de carboidratos, principalmente na forma de frutose. Quando as pessoas cortam os carboidratos, os níveis de triglicerídeos tendem a cair drasticamente. Já as dietas low-fat podem fazer o nível de triglicerídeos subir em vários casos.
4. Melhora os Níveis do HDL (o Colesterol “Bom”)
Sabemos que quanto maior os níveis de HDL, menor o risco de doenças cardíacas. Uma das melhores maneiras de aumentar o HDL é consumir gordura… E as dietas low carb incluem bastante gordura. Assim não é surpresa descobrir que os níveis de HDL sobem bastante em dietas LC, enquanto tendem a se manter estáveis ou até mesmo a cair em dietas de baixa gordura. A proporção de triglicerídeos: HDL é outro forte elemento que ajuda a avaliar o risco de doenças cardíacas. Quanto maior for essa proporção (ou seja, quanto mais triglicerídeos e menos HDL), maior é o risco de cardiopatias. Ao reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentar o de HDL, as dietas LC contribuem muito para melhorar essa proporção.
5. Reduz os Níveis de Glicose e Insulina do Sangue
O corpo digere os carboidratos transformando-os em açúcar simples (principalmente glicose) no trato digestivo. De lá, esse açúcar cai na corrente sanguínea e eleva os níveis de glicose. Como níveis elevados de açúcar no sangue são tóxicos, o corpo reage com o hormônio insulina, que sinaliza para as células absorverem e armazenarem a glicose.
Para as pessoas saudáveis, a liberação da insulina resolve rapidamente o problema. No entanto, muita, muita gente sofre com esse sistema do corpo lidar com a glicose. Essas pessoas têm a chamada “resistência à insulina”, o que significa que o corpo tem dificuldade de armazenar a glicose nas células, mesmo com a liberação de grandes quantidades de insulina. A resistência à insulina pode levar à diabetes tipo 2, que ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina o suficiente para retirar a glicose da corrente sanguínea após as refeições. Trata-se de uma doença bastante comum, que afeta mais de 300 milhões de pessoas.
"E a solução para o problema é bem simples. Ao cortar os carboidratos, você reduz ou elimina a necessidade de insulina. Assim, tanto os níveis de glicose como o de insulina caem bastante nas dietas LC. De acordo com o dr. Eric Westman, que tratou muitos diabéticos usando uma abordagem low-carb, ele conseguiu reduzir a dose de insulina de seus pacientes em 50% já no primeiro dia.
Em uma pesquisa com diabéticos de tipo 2, 95.2% conseguiram reduzir ou eliminar o uso de remédios dentro de 6 meses com as dietas low-carb.
Além de todos esses benefícios acima, as dietas low carb são ótimas para reduzir a pressão alta, Também são excepcionais para combater a síndrome metabólica, uma condição que está ligada ao risco de diabetes e doenças cardíacas."
Como podem ver essa dieta promete hein?! Nos próximos posts irei trazer mais sobre a Dieta Low Carb, e se terei coragem de encarar ela, sim porque se tem uma coisa que eu adoro é carboidratos rs massas, pizzas, enfim só coisa que engorda! Mas confesso não ser nada saudável nem ajuda emagrecer e convenhamos que depois da minha luta contra a balança esses anos todos não posso deixar que me vença, beijos e até breve amoras.
Não esqueçam de compartilhar e fazer um gosto na nossa fanpage ---> Coisa de Mulher
kiss com amor :)
EndFragment














































Comentários